فَتَقَبَّلَهَا رَبُّهَا بِقَبُولٍ حَسَنٖ وَأَنۢبَتَهَا نَبَاتًا حَسَنٗا وَكَفَّلَهَا زَكَرِيَّاۖ كُلَّمَا دَخَلَ عَلَيۡهَا زَكَرِيَّا ٱلۡمِحۡرَابَ وَجَدَ عِندَهَا رِزۡقٗاۖ قَالَ يَٰمَرۡيَمُ أَنَّىٰ لَكِ هَٰذَاۖ قَالَتۡ هُوَ مِنۡ عِندِ ٱللَّهِۖ إِنَّ ٱللَّهَ يَرۡزُقُ مَن يَشَآءُ بِغَيۡرِ حِسَابٍ
Então, o seu Senhor aceitou (as suas súplicas) com boa aceitação e a fez crescer da melhor forma, e foi confiada (por Allah) a Zacarias[1]. Cada vez que Zacarias a visitava no templo, encontrava junto a ela sustento. Perguntou: “Maria! De onde vem isto?”. Respondeu: “Isto vem de Allah! Certamente, Allah provê a quem (Ele) quer sem prestar contas”
1- Zacarias, pai de João Batista, e casado com uma irmã de Hannah, mãe de Maria (alguns relatam que era casado com uma irmã de Maria filha de ‘Imrán); logo, tio de Jesus, filho de Maria. A razão pela qual Allah confiou Maria a Zacarias foi o facto |de que a sua família não ter condições de criá-la pois ‘Imrán tinha falecido antes do seu nascimento, também devido a uma época de muita pobreza que assolou o povo de Israel na altura e também para que adquirisse conhecimento e religiosidade com ele, já que era profeta na Palestina.
هُنَالِكَ دَعَا زَكَرِيَّا رَبَّهُۥۖ قَالَ رَبِّ هَبۡ لِي مِن لَّدُنكَ ذُرِّيَّةٗ طَيِّبَةًۖ إِنَّكَ سَمِيعُ ٱلدُّعَآءِ
Lá mesmo (vendo o milagre) suplicou Zacarias ao seu Senhor dizendo: “Senhor meu! Agraciai-me da Vossa parte com uma boa descendência; certamente, o Senhor é Quem ouve as súplicas”
فَنَادَتۡهُ ٱلۡمَلَـٰٓئِكَةُ وَهُوَ قَآئِمٞ يُصَلِّي فِي ٱلۡمِحۡرَابِ أَنَّ ٱللَّهَ يُبَشِّرُكَ بِيَحۡيَىٰ مُصَدِّقَۢا بِكَلِمَةٖ مِّنَ ٱللَّهِ وَسَيِّدٗا وَحَصُورٗا وَنَبِيّٗا مِّنَ ٱلصَّـٰلِحِينَ
Então, os anjos chamaram-no enquanto orava de pé no templo: “Em verdade Allah dá-lhe a boa-nova de (um filho chamado) João (João Batista), que confirmará uma palavra de Allah[1], e será um líder, casto e um profeta entre os virtuosos”
1- A “palavra de Allah” aqui é a palavra de ordem “seja!”, que foi pronunciada a Maria a partir daquele momento passou a estar grávida do profeta Jesus, ainda que fosse virgem.
قَالَ رَبِّ أَنَّىٰ يَكُونُ لِي غُلَٰمٞ وَقَدۡ بَلَغَنِيَ ٱلۡكِبَرُ وَٱمۡرَأَتِي عَاقِرٞۖ قَالَ كَذَٰلِكَ ٱللَّهُ يَفۡعَلُ مَا يَشَآءُ
Disse (Zacarias): “Senhor meu! Como poderei ter um filho, já que cheguei à velhice e a minha esposa (já) é estéril?”. Respondeu (um dos anjos): “Assim será! Allah faz o que quer”
قَالَ رَبِّ ٱجۡعَل لِّيٓ ءَايَةٗۖ قَالَ ءَايَتُكَ أَلَّا تُكَلِّمَ ٱلنَّاسَ ثَلَٰثَةَ أَيَّامٍ إِلَّا رَمۡزٗاۗ وَٱذۡكُر رَّبَّكَ كَثِيرٗا وَسَبِّحۡ بِٱلۡعَشِيِّ وَٱلۡإِبۡكَٰرِ
Disse: “Senhor meu! Dai-me um sinal”. Disse (o anjo): “O vosso sinal é: não conseguirá falar às pessoas por três dias, senão por gestos. E recorda muito do vosso Senhor e glorifica-O pelas noites e ao amanhecer”[1]
1- Dessa maneira, Allah castigou-o impedindo-o de falar por três dias e três noites. Isso por ter, por um instante, questionado como Allah o agraciaria com um filho estando ele já idoso e a sua esposa estéril, sendo que um anjo enviado por Allah havia revelado a boa notícia diretamente do Criador dos universos.
وَزَكَرِيَّا وَيَحۡيَىٰ وَعِيسَىٰ وَإِلۡيَاسَۖ كُلّٞ مِّنَ ٱلصَّـٰلِحِينَ
E (também), Zacarias, João (Batista), Jesus e Elias; todos virtuosos
ذِكۡرُ رَحۡمَتِ رَبِّكَ عَبۡدَهُۥ زَكَرِيَّآ
Esta é a recordação da misericórdia do teu Senhor para com o Seu servo Zacarias[1]
1- Profeta de Allah, para o povo de Israel e guardião de Mariam, mãe do profeta Jesus.
إِذۡ نَادَىٰ رَبَّهُۥ نِدَآءً خَفِيّٗا
Quando ele invocou o seu Senhor em súplica silenciosa
قَالَ رَبِّ إِنِّي وَهَنَ ٱلۡعَظۡمُ مِنِّي وَٱشۡتَعَلَ ٱلرَّأۡسُ شَيۡبٗا وَلَمۡ أَكُنۢ بِدُعَآئِكَ رَبِّ شَقِيّٗا
Ele disse: “Meu Senhor! Em verdade, os meus ossos enfraqueceram-se, e a minha cabeça brilha com a brancura da velhice, mas nunca me dececionei quando supliquei ao Senhor[1]”
1- No sentido de que as suas súplicas sempre foram atendidas.
وَإِنِّي خِفۡتُ ٱلۡمَوَٰلِيَ مِن وَرَآءِي وَكَانَتِ ٱمۡرَأَتِي عَاقِرٗا فَهَبۡ لِي مِن لَّدُنكَ وَلِيّٗا
“E eu temo (quanto à fé) dos meus familiares depois de mim, já que a minha esposa é estéril. Agracie-me, com a Sua graça, com um herdeiro”
يَرِثُنِي وَيَرِثُ مِنۡ ءَالِ يَعۡقُوبَۖ وَٱجۡعَلۡهُ رَبِّ رَضِيّٗا
“Que possa herdar (a profecia) de mim e herdá-la (também) da família de Jacó. E faça dele, meu Senhor, alguém (com quem estejais) satisfeito”
يَٰزَكَرِيَّآ إِنَّا نُبَشِّرُكَ بِغُلَٰمٍ ٱسۡمُهُۥ يَحۡيَىٰ لَمۡ نَجۡعَل لَّهُۥ مِن قَبۡلُ سَمِيّٗا
(Allah respondeu-lhe enviando um anjo que disse: “Ó Zacarias! Nós damos-te a boa nova de um menino cujo nome será João[1]; nunca nomeámos antes alguém com tal nome”
1- João, conhecido posteriormente como João Batista. O nome Yahia, vindo de “hayát”, significa “vida”, por ter dado “vida” ao ventre da sua mãe que era, como já mencionado, estéril.
قَالَ رَبِّ أَنَّىٰ يَكُونُ لِي غُلَٰمٞ وَكَانَتِ ٱمۡرَأَتِي عَاقِرٗا وَقَدۡ بَلَغۡتُ مِنَ ٱلۡكِبَرِ عِتِيّٗا
Ele (Zacarias) disse: “Como terei um menino, quando a minha esposa é estéril e eu já alcancei a extrema velhice?”
قَالَ كَذَٰلِكَ قَالَ رَبُّكَ هُوَ عَلَيَّ هَيِّنٞ وَقَدۡ خَلَقۡتُكَ مِن قَبۡلُ وَلَمۡ تَكُ شَيۡـٔٗا
(O anjo respondeu): “Assim será, disse o teu Senhor: ‘para mim isso é fácil, e já o criei antes, quando tu nada eras’”
قَالَ رَبِّ ٱجۡعَل لِّيٓ ءَايَةٗۖ قَالَ ءَايَتُكَ أَلَّا تُكَلِّمَ ٱلنَّاسَ ثَلَٰثَ لَيَالٖ سَوِيّٗا
Ele disse: “Senhor, dá-me um sinal!”. Ele disse: “O teu sinal será que não falarás às pessoas por três noites, mesmo estando saudável”
فَخَرَجَ عَلَىٰ قَوۡمِهِۦ مِنَ ٱلۡمِحۡرَابِ فَأَوۡحَىٰٓ إِلَيۡهِمۡ أَن سَبِّحُواْ بُكۡرَةٗ وَعَشِيّٗا
Então, ele saiu (na presença) de seu povo (vindo do seu) do local de orações e os fez entender que O glorificassem nas primeiras horas da manhã e ao cair da noite
وَزَكَرِيَّآ إِذۡ نَادَىٰ رَبَّهُۥ رَبِّ لَا تَذَرۡنِي فَرۡدٗا وَأَنتَ خَيۡرُ ٱلۡوَٰرِثِينَ
E Zacarias, quando invocou o seu Senhor: “Senhor meu, não me deixe só (sem descendência), e o Senhor é o melhor dos herdeiros”
فَٱسۡتَجَبۡنَا لَهُۥ وَوَهَبۡنَا لَهُۥ يَحۡيَىٰ وَأَصۡلَحۡنَا لَهُۥ زَوۡجَهُۥٓۚ إِنَّهُمۡ كَانُواْ يُسَٰرِعُونَ فِي ٱلۡخَيۡرَٰتِ وَيَدۡعُونَنَا رَغَبٗا وَرَهَبٗاۖ وَكَانُواْ لَنَا خَٰشِعِينَ
Desta forma atendemo-lo e agraciámo-los com João (Batista), e (permitimos que) a sua esposa (pudesse ter filhos). Eles adiantavam-se em praticar boas obras, e clamavam por Nós com esperança e temor, e eram humildes perante Nós