۞فَمَا كَانَ جَوَابَ قَوۡمِهِۦٓ إِلَّآ أَن قَالُوٓاْ أَخۡرِجُوٓاْ ءَالَ لُوطٖ مِّن قَرۡيَتِكُمۡۖ إِنَّهُمۡ أُنَاسٞ يَتَطَهَّرُونَ
E a resposta de seu povo não foi senão dizerem: “Expulsem a família de Ló da sua cidade. Eles são pessoas que buscam purificarem-se”
فَأَنجَيۡنَٰهُ وَأَهۡلَهُۥٓ إِلَّا ٱمۡرَأَتَهُۥ قَدَّرۡنَٰهَا مِنَ ٱلۡغَٰبِرِينَ
E salvamos ele e sua família, exceto sua esposa; nós determinamos que ela estaria entre os que ficariam para trás
وَأَمۡطَرۡنَا عَلَيۡهِم مَّطَرٗاۖ فَسَآءَ مَطَرُ ٱلۡمُنذَرِينَ
E fizemos com que chovesse sobre eles uma chuva (de pedras). Terrível foi a chuva para os que foram advertidos
قُلِ ٱلۡحَمۡدُ لِلَّهِ وَسَلَٰمٌ عَلَىٰ عِبَادِهِ ٱلَّذِينَ ٱصۡطَفَىٰٓۗ ءَآللَّهُ خَيۡرٌ أَمَّا يُشۡرِكُونَ
Diga (Muhammad þ): “Louvado seja Allah e que a paz esteja sobre Seus servos que Ele escolheu[1]. Allah é melhor ou aquilo que associam a Ele?”
1- Referência aos companheiros do profeta Muhammad þ.
أَمَّنۡ خَلَقَ ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضَ وَأَنزَلَ لَكُم مِّنَ ٱلسَّمَآءِ مَآءٗ فَأَنۢبَتۡنَا بِهِۦ حَدَآئِقَ ذَاتَ بَهۡجَةٖ مَّا كَانَ لَكُمۡ أَن تُنۢبِتُواْ شَجَرَهَآۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ بَلۡ هُمۡ قَوۡمٞ يَعۡدِلُونَ
(Não é melhor) Aquele que criou os céus e a terra e fez descer para vocês, do céu, a água com a qual fazemos crescer jardins cheios de beleza? Vocês poderiam fazer crescer suas (próprias) árvores? Há outra divindade (a ser adorada) além Allah[1]? Ainda assim, eles são um povo que (propositalmente) se desvia
1- Essa frase pode ter várias conotações, além do sentido dado na tradução. Pode significar, “existe alguma outra divindade criadora, toda poderosa, além de Allah?”. Ou ainda: “existe alguma outra divindade digna de ser adorada, depois de tudo o que foi criado e agraciado a vocês, além de Allah?”. Ou ainda: “existe alguma outra divindade comparável com Allah?”. Qualquer uma dessas interpretações cabe na compreensão do versículo.
أَمَّن جَعَلَ ٱلۡأَرۡضَ قَرَارٗا وَجَعَلَ خِلَٰلَهَآ أَنۡهَٰرٗا وَجَعَلَ لَهَا رَوَٰسِيَ وَجَعَلَ بَيۡنَ ٱلۡبَحۡرَيۡنِ حَاجِزًاۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ بَلۡ أَكۡثَرُهُمۡ لَا يَعۡلَمُونَ
(Não é melhor) Aquele que fez a terra estável e fez nela rios e fez as montanhas[1] e colocou uma barreira entre os dois mares[2]? Há outra divindade (a ser adorada) além Allah? Ainda assim, a maioria deles (dos incrédulos e politeístas) não conhece (o quão magnânimo é Allah)
1- Ver nota no versículo 3 da surata 13.
2- Ver nota no versículo 53 da surata 25.
أَمَّن يُجِيبُ ٱلۡمُضۡطَرَّ إِذَا دَعَاهُ وَيَكۡشِفُ ٱلسُّوٓءَ وَيَجۡعَلُكُمۡ خُلَفَآءَ ٱلۡأَرۡضِۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ قَلِيلٗا مَّا تَذَكَّرُونَ
(Não é melhor) Aquele que responde ao necessitado quando ele O chama e remove o mal e faz de vocês (Seus) sucessores na terra? Há outra divindade (a ser adorada) além Allah? Quão pouco refletem!
أَمَّن يَهۡدِيكُمۡ فِي ظُلُمَٰتِ ٱلۡبَرِّ وَٱلۡبَحۡرِ وَمَن يُرۡسِلُ ٱلرِّيَٰحَ بُشۡرَۢا بَيۡنَ يَدَيۡ رَحۡمَتِهِۦٓۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ تَعَٰلَى ٱللَّهُ عَمَّا يُشۡرِكُونَ
(Não é melhor) Aquele que orienta vocês nas trevas da terra e do mar e Quem envia os ventos portadores de boas-novas, antecedendo a Sua misericórdia? Há outra divindade (a ser adorada) além Allah? Exaltado seja Allah acima de tudo o que associam (a Ele)!
أَمَّن يَبۡدَؤُاْ ٱلۡخَلۡقَ ثُمَّ يُعِيدُهُۥ وَمَن يَرۡزُقُكُم مِّنَ ٱلسَّمَآءِ وَٱلۡأَرۡضِۗ أَءِلَٰهٞ مَّعَ ٱللَّهِۚ قُلۡ هَاتُواْ بُرۡهَٰنَكُمۡ إِن كُنتُمۡ صَٰدِقِينَ
(Não é melhor) aquele que inicia a criação e depois a repete e que provê vocês com (o que cai do) céu e (brota) na terra? Há outra divindade (a ser adorada) além de Allah? Diga (Muhammad þ): “Tragam a sua prova, se é que falam a verdade”
قُل لَّا يَعۡلَمُ مَن فِي ٱلسَّمَٰوَٰتِ وَٱلۡأَرۡضِ ٱلۡغَيۡبَ إِلَّا ٱللَّهُۚ وَمَا يَشۡعُرُونَ أَيَّانَ يُبۡعَثُونَ
Diga (Muhammad þ): “Ninguém conhece, nem nos céus nem na terra, o desconhecido, senão Allah[1]; e eles não sabem quando serão ressuscitados”
1- Disse ‘Áisha, esposa do profeta Muhammad þ: “Aquele que diz que informa às pessoas o que acontecerá no futuro, professa uma mentira incomensurável contra Allah”.
بَلِ ٱدَّـٰرَكَ عِلۡمُهُمۡ فِي ٱلۡأٓخِرَةِۚ بَلۡ هُمۡ فِي شَكّٖ مِّنۡهَاۖ بَلۡ هُم مِّنۡهَا عَمُونَ
Ao contrário, o conhecimento deles sobre a próxima (vida) é limitado. Na verdade, eles estão em dúvida sobre ela; na verdade, eles estão cegos a respeito dela
وَقَالَ ٱلَّذِينَ كَفَرُوٓاْ أَءِذَا كُنَّا تُرَٰبٗا وَءَابَآؤُنَآ أَئِنَّا لَمُخۡرَجُونَ
E dizem aqueles que descreem (em escárnio e ceticismo): “Quando nos tornarmos pó, assim como nossos pais, seremos realmente ressuscitados?”
لَقَدۡ وُعِدۡنَا هَٰذَا نَحۡنُ وَءَابَآؤُنَا مِن قَبۡلُ إِنۡ هَٰذَآ إِلَّآ أَسَٰطِيرُ ٱلۡأَوَّلِينَ
“Nos foi prometido isso, a nós e a nossos pais, anteriormente; isso não são senão histórias dos antepassados”
قُلۡ سِيرُواْ فِي ٱلۡأَرۡضِ فَٱنظُرُواْ كَيۡفَ كَانَ عَٰقِبَةُ ٱلۡمُجۡرِمِينَ
Diga (Muhammad þ): “Percorram a terra e vejam qual foi o fim dos criminosos”
وَلَا تَحۡزَنۡ عَلَيۡهِمۡ وَلَا تَكُن فِي ضَيۡقٖ مِّمَّا يَمۡكُرُونَ
E não se entristeça por eles, nem se angustie com o que eles tramam
وَيَقُولُونَ مَتَىٰ هَٰذَا ٱلۡوَعۡدُ إِن كُنتُمۡ صَٰدِقِينَ
E dizem (os incrédulos): “Quando será essa promessa, se é que está falando a verdade?”
قُلۡ عَسَىٰٓ أَن يَكُونَ رَدِفَ لَكُم بَعۡضُ ٱلَّذِي تَسۡتَعۡجِلُونَ
Diga: “Talvez esteja próximo de vocês aquilo que vocês desejam apressadamente”
وَإِنَّ رَبَّكَ لَذُو فَضۡلٍ عَلَى ٱلنَّاسِ وَلَٰكِنَّ أَكۡثَرَهُمۡ لَا يَشۡكُرُونَ
E, verdadeiramente, seu Senhor é cheio de benesses para as pessoas, mas a maioria delas não agradece
وَإِنَّ رَبَّكَ لَيَعۡلَمُ مَا تُكِنُّ صُدُورُهُمۡ وَمَا يُعۡلِنُونَ
E verdadeiramente, seu Senhor sabe o que ocultam seus corações e o que revelam
وَمَا مِنۡ غَآئِبَةٖ فِي ٱلسَّمَآءِ وَٱلۡأَرۡضِ إِلَّا فِي كِتَٰبٖ مُّبِينٍ
E não há nada oculto (aos sentidos) nos céus e na terra que não esteja (registrado) em um Livro claro[1]
1- Referência à Tábua Preservada.
إِنَّ هَٰذَا ٱلۡقُرۡءَانَ يَقُصُّ عَلَىٰ بَنِيٓ إِسۡرَـٰٓءِيلَ أَكۡثَرَ ٱلَّذِي هُمۡ فِيهِ يَخۡتَلِفُونَ
Certamente, este Alcorão narra aos filhos de Israel a maioria das coisas sobre as quais eles discordam
وَإِنَّهُۥ لَهُدٗى وَرَحۡمَةٞ لِّلۡمُؤۡمِنِينَ
E, de fato, (este Alcorão) é uma orientação e uma misericórdia para os crentes
إِنَّ رَبَّكَ يَقۡضِي بَيۡنَهُم بِحُكۡمِهِۦۚ وَهُوَ ٱلۡعَزِيزُ ٱلۡعَلِيمُ
E, de fato, seu Senhor julga entre eles pelo Seu juízo; e Ele é o Poderoso, o Onisciente
فَتَوَكَّلۡ عَلَى ٱللَّهِۖ إِنَّكَ عَلَى ٱلۡحَقِّ ٱلۡمُبِينِ
Então, confie em Allah; você (Muhammad þ) certamente está (no caminho) da verdade evidente
إِنَّكَ لَا تُسۡمِعُ ٱلۡمَوۡتَىٰ وَلَا تُسۡمِعُ ٱلصُّمَّ ٱلدُّعَآءَ إِذَا وَلَّوۡاْ مُدۡبِرِينَ
Você não pode fazer os mortos ouvirem, nem pode fazer os surdos ouvirem (seu) chamado quando (lhe) dão as costas, se afastando (de você, rejeitando ouvir a mensagem)
وَمَآ أَنتَ بِهَٰدِي ٱلۡعُمۡيِ عَن ضَلَٰلَتِهِمۡۖ إِن تُسۡمِعُ إِلَّا مَن يُؤۡمِنُ بِـَٔايَٰتِنَا فَهُم مُّسۡلِمُونَ
E (nem) pode você guiar os cegos de sua desorientação. Você apenas faz ouvir aqueles que acreditam em Nossos versículos; eles, são submissos (muçulmanos)
۞وَإِذَا وَقَعَ ٱلۡقَوۡلُ عَلَيۡهِمۡ أَخۡرَجۡنَا لَهُمۡ دَآبَّةٗ مِّنَ ٱلۡأَرۡضِ تُكَلِّمُهُمۡ أَنَّ ٱلنَّاسَ كَانُواْ بِـَٔايَٰتِنَا لَا يُوقِنُونَ
E quando (chegar a hora) de se cumprir a palavra a respeito deles, traremos sobre eles uma criatura bestial da terra que lhes falará que as pessoas não estavam certas dos Nossos sinais[1]
1- Esse é um dos mais espetaculares sinais de Allah que ocorrerá muito próximo aos últimos dias da humanidade na terra. Quando as pessoas deixarem de coibir o ilícito e o obsceno e deixarem de incentivar o que é correto e aceito pela natureza das pessoas, Allah vai enviar uma besta, uma criatura sobre a qual não se tem relatos de como ela é ou o que ela é e ela vai falar às pessoas, recordando que elas não mais têm certeza a respeito dos sinais de Allah. Quando isso acontecer, muitas pessoas se apressarão para ir às mesquitas rezar. A criatura dirá: “Agora vocês rezam?”. E ela vai declarar para as pessoas que o Islam é a religião verdadeira e então vai “marcar” as pessoas entre fiéis e infiéis, até que as pessoas passem a se tratar dessa forma entre elas. Logo após o aparecimento dessa criatura virá o Dajjal, que é a personificação do mal na terra e que será combatido pelo profeta Jesus, que já terá retornado para liderar a nação islâmica. O combate acontecerá próximo à cidade de Ludd, leste de Yaffa na Palestina, e alguns anos depois será proclamado o Dia do Juízo Final.
وَيَوۡمَ نَحۡشُرُ مِن كُلِّ أُمَّةٖ فَوۡجٗا مِّمَّن يُكَذِّبُ بِـَٔايَٰتِنَا فَهُمۡ يُوزَعُونَ
E (admoeste-os, Muhammad þ, sobre) o dia em que reuniremos, de cada nação, um grupo daqueles que negavam Nossos sinais e eles serão reunidos (em seu local de julgamento)
حَتَّىٰٓ إِذَا جَآءُو قَالَ أَكَذَّبۡتُم بِـَٔايَٰتِي وَلَمۡ تُحِيطُواْ بِهَا عِلۡمًا أَمَّاذَا كُنتُمۡ تَعۡمَلُونَ
Até que, quando lá chegarem, Ele (Allah) dirá: “Vocês negaram Meus versículos sem terem real conhecimento (sobre eles)? Ou o que vocês estavam fazendo?”
وَوَقَعَ ٱلۡقَوۡلُ عَلَيۡهِم بِمَا ظَلَمُواْ فَهُمۡ لَا يَنطِقُونَ
E (chegará a hora) de se cumprir a palavra a respeito deles por sua injustiça, e eles não serão capazes de pronunciar (nenhuma alegação em sua defesa)